Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção

Autores

  • Edgar González Gaudiano Instituto de Investigaciones Sociales, Universidad Autónoma de Nuevo León
  • Lyle Figueroa de Katra

Palavras-chave:

Educação ambiental, Valores, Ética

Resumo

Neste artigo queremos colocar acento na vinculação entre valores concernentes ao meio ambiente e processos educativos formais. O sistema educacional mexicano assume as ações relacionadas ao ambiental como parte das ciências naturais, um enfoque já superado em outros países, inclusive de menor desenvolvimento que o nosso. Obviamente isto impede o entendimento da dimensão ambiental de muitos problemas sérios da nação, como o consumismo, a migração e a desigualdade social, para citarmos alguns. Propomos reflexões que nos instiguem a resignificar a ética centrada no presente e nas relações interpessoais, para uma ética do futuro com ênfase nas relações entre seres humanos e destes com seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar González Gaudiano, Instituto de Investigaciones Sociales, Universidad Autónoma de Nuevo León

Edgar Gonzalez Gaudino é doutor em Filosofia e Ciências da Educação. Professor vinculado ao Instituto de Investigaciones Sociales, Universidad Autónoma de Nuevo León, México.

E-mail: egonzalezgaudiano@gmail.com

Lyle Figueroa de Katra

Lyle Figueroa de Katra é professora de Filosofia e Literatura pelo Instituto Pedagógico Nacional, Lima, Perú. Mestre em educação Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil, e pesquisadora do Instituto de Investigaciones en Educación, Universidad Veracruzana, México.

E-mail: lfigueroa@uv.mx

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Gaudiano, E. G., & de Katra, L. F. (2009). Valores e educação ambiental: aproximações teóricas em um campo em contínua construção. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9081

Edição

Seção

Educação Ambiental