Perplexidades, desafios e propostas na educação ambiental a partir da trajetória de um pesquisador

Autores

  • Nilton Bueno Fischer UFRGS

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Popular, Recicladores, Perplexidades, Trajetória

Resumo

No presente artigo, procuro trazer a análise de vivências como sujeito atuante no campo ambiental, incluindo tanto atividades acadêmicas quanto inserções junto a coletivos de trabalhadores da reciclagem na periferia da cidade de Porto Alegre, RS. Neste sentido, problematizo alguns dos elementos que constituíram e/ou constituem perplexidades que compõem a história do campo em questão em suas complexidades baseadas na minha trajetória pessoal e profissional. Tais condições se expressam nas conexões entre posicionamentos práticos e teóricos, aproximando minhas práticas de distintos referentes numa caminhada que entrelaça educação popular e educação ambiental. Assim, apresento questões de ordem teórica e metodológica trazidas por autores como Brandão, Freire, Fonseca, Melucci, Leff, Carvalho e Unger, dentre outros, visando provocações reflexivas para ações de educação e pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Bueno Fischer, UFRGS

Nilton Bueno Fischer foi professor colaborador PPG/EDU pela UFRGS, professor mestrado em educação pela Unilasalle, Canoas/RS, e pesquisador Cnpq.

E-mail: nilton.fischer@ufrgs.br

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Fischer, N. B. (2009). Perplexidades, desafios e propostas na educação ambiental a partir da trajetória de um pesquisador. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9080

Edição

Seção

Educação Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)