Cultura e Relação de Poder na Escola

Autores

  • Alice Happ Botler UFPE

Palavras-chave:

Democracia. Gestão escolar. Relações de poder. Cultura.

Resumo

Este artigo relata resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a cultura e as relações de poder na gestão escolar, na perspectiva das políticas educacionais contemporâneas brasileiras. A discussão conceitual trata da tensão entre a organização escolar centralizadora, por um lado e, por outro, a gestão coletiva emergente. Analisamos, via estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Recife, como o princípio democrático se concretiza na prática escolar reconhecida como democrática, caracterizada como articulação entre as perspectivas da regulação social e da emancipação. Os resultados apontam para uma diversidade de interpretações dos segmentos escolares a respeito da distribuição de poder na organização escolar, que se refletem em formatos organizacionais difusos inerentes à organização compartilhada em construção e espelham a diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Happ Botler, UFPE

Alice Happ Botler é doutora em Sociologia, professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-25

Como Citar

Botler, A. H. (2010). Cultura e Relação de Poder na Escola. Educação & Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8708

Edição

Seção

Artigos