O Discurso da Gestão Escolar Democrática: o Conselho Escolar em foco

Autores

  • Alfredo Gomes UFPE
  • Edson de Andrade UPE

Palavras-chave:

Política Educacional. Conselho Escolar. Gestão da escola. Ensino público municipal – Gestão democrática. Análise de Discurso.

Resumo

O artigo analisa práticas discursivas de conselheiros escolares de escolas públicas, problematizando o discurso da gestão democrática e as formas de participação nas reuniões ordinárias do Conselho Escolar do Sistema Municipal de Educação de Recife. Os dados, coletados por meio do acompanhamento das reuniões ordinárias, foram tratados na perspectiva da análise de discurso. Conclui-se que as ações dos sujeitos que poderiam contribuir para a materialização dos princípios democráticos na escola são desarticuladas ou silenciadas por um conjunto de fatores, dentre os quais se encontram a elasticidade dos períodos entre as reuniões do conselho e interditos que caracterizam as práticas discursivas na escola. Aponta-se que o poder é exercido nas reuniões do conselho escolar sem que qualquer de seus sujeitos identifique-se como seu titular. Não obstante, percebe-se que a palavra constitui um poderoso instrumento utilizado pela direção escolar no sentido de se impor no processo decisório como projeto de gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Gomes, UFPE

Alfredo Macedo Gomes, doutor em Educação pela University of Bristol, Inglaterra, é professor da Universidade Federal de Pernambuco, na qual coordena o Núcleo de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa em andamento: "Os Sistemas Municipais de Ensino e o Regime de Colaboração entre os Entes Federativos no Contexto do Poder Local".

Edson de Andrade, UPE

Edson Francisco de Andrade, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), e participante da equipe da pesquisa "Os Sistemas Municipais de Ensino e o Regime de Colaboração entre os Entes Federativos no Contexto do Poder Local".

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Gomes, A., & de Andrade, E. (2008). O Discurso da Gestão Escolar Democrática: o Conselho Escolar em foco. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8459

Edição

Seção

Artigos