Sociedade da Aprendizagem, Cosmopolitismo, Saúde Pública, Prevenção à Criminalidade

Autores

  • Thomas S. Popkewitz University of Wisconsin-Madison
  • Ulf Olsson Stockholm Institute of Education
  • Kenneth Petersson Linköping

Palavras-chave:

Sociedade da aprendizagem. Governamentalidade. Inclusão/exclusão social. Saúde pública. Cosmopolitismo inacabado

Resumo

A “sociedade da aprendizagem” é um conceito que expressa princípios de uma Humanidade universal e uma promessa de progresso que parece transcender a ideia de Nação. Este artigo indica como essa sociedade é governada em nome de um sujeito cosmopolita ideal que, a despeito de suas pretensões universalistas, incorpora modos particulares de inclusão e exclusão. Isso se deve à inscrição de distinções e diferenciações entre as características daqueles que incorporam uma razão cosmopolita e aqueles que não incorporam os princípios de civilidade e normalidade desse cosmopolitismo. Ao mapear a circulação da noção de “sociedade da aprendizagem” no âmbito do sistema de saúde e da justiça criminal suecas e nas reformas escolares suecas e americanas, examina-se o modo de vida do cidadão dessa sociedade: o aprendente, representante de um “cosmopolitismo inacabado”.

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Publicado

2009-07-23

Como Citar

Popkewitz, T. S., Olsson, U., & Petersson, K. (2009). Sociedade da Aprendizagem, Cosmopolitismo, Saúde Pública, Prevenção à Criminalidade. Educação & Realidade, 34(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8309

Edição

Seção

Governamentalidade e Educação