Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness

Autores

  • Maria Rita de Assis César UFPR
  • André Duarte UFPR

Palavras-chave:

Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação.

Resumo

O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2009-07-23

Como Citar

César, M. R. de A., & Duarte, A. (2009). Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness. Educação & Realidade, 34(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264

Edição

Seção

Governamentalidade e Educação