A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar

Autores

  • José Machado Pais Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa - Portugal

Palavras-chave:

Cotidiano, Linguagem, Apelidos, Representações, Corpo

Resumo

Neste artigo debate-se a relevância de alguns modos de olhar, questionar e desvendar que tomam a vida cotidiana como alavanca metodológica do conhecimento da realidade escolar. Tendo em vista este objetivo, explora-se a simbologia dos apelidos em diferentes contextos escolares de Portugal e do Brasil e as circunstâncias sociais que contribuem para a sua produção e circulação. Há que ver como os nomes rodopiam sentidos na linguagem cotidiana dos jovens. A metodologia proposta toma as palavras do linguarejar cotidiano como veículos de entendimento das relações sociais que as sustentam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Machado Pais, Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa - Portugal

José Machado Pais é doutorado em Sociologia; Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Prêmio Gulbenkian de Ciência (2003); tem sido Professor Visitante em várias universidades da Europa e América do Sul. Atualmente é diretor da Imprensa de Ciências Sociais. Seu último livro: Enredos Sexuais, Tradição e Mudança: as mães, os zecas e as sedutoras de além-mar (2016).

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Pais, J. M. (2018). A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801

Edição

Seção

Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação