Qualidade total em educação: ideologia administrativa e impossibilidade teórica

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

qualidade total, ideologia, administração escolar e educação

Resumo

Este estudo procura mostrar os condicionantes históricos da emergênci a da qualidade total na educação brasileira, bem como a impossibi lidade desta aplicação nessa esfera social e o seu caráter pretensamente técnico e, portanto, ideológico. Analisa a conjuntura brasileira na década de 90, para compreender a reestruturação produtiva do país e a necessidade da aproximação dos empresários com o setor educacional, resultando daí, as iniciativas de transposição da qualidade total para a educação . Estuda a natureza ideológica das teorias administrativas e, em especial, da qualidade total, para argumentar - a partir da especiíicidade do processo educativo - sobre sua impossibilidade aplicativa na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Metodista de Piracicaba

João dos Reis Silva Júnior é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Silva Júnior, J. dos R. (2017). Qualidade total em educação: ideologia administrativa e impossibilidade teórica. Educação & Realidade, 20(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71755

Edição

Seção

Artigos