Cultura, poder, saber: alfabetização de jovens e adultos

Autores

  • Renato Hilário dos Reis Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cultura, poder, saber, alfabetização

Resumo

O trabalho se propõe a estabelecer uma relação entre alfabetização de jovens e adultos, concebida enquanto ato cultural (acesso e produção de cultura), ato epistemológico (acesso e produção de saber) e ato político (acesso e exercício de poder), e suas possíveis repercussões na infra-estrutura e super-estrutura (política, ideológica e cultural) junto aos atores participantes da alfabetização (alfabetizadores, alunos e professores da Universidade de Brasília e, principalmente, alfabetizandos). O autor se baseia na práxis do Projeto de Pesquisa-Ação: Alfabetização de Jovens e Adultos da Vila Paranoá, Brasília/DF e tem, como eixo-norteador, os conceitos de cultura de Geertz, ideologia e contra-ideologia de Gramsci e de poder em Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Hilário dos Reis, Universidade de Brasília

Renato Hilário dos Reis é professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Reis, R. H. dos. (2017). Cultura, poder, saber: alfabetização de jovens e adultos. Educação & Realidade, 20(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71751

Edição

Seção

Artigos