Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade

Autores

  • Rosa Maria F Martini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

ação comunicativa, ação educativa, "eras" e "ethos" pedagógico

Resumo

Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna.

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Biografia do Autor

Rosa Maria F Martini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rosa Maria F. Martini é Doutora em Educação e professora adjunta de Filosofia da Educação do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Martini, R. M. F. (2017). Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade. Educação & Realidade, 21(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71608

Edição

Seção

Artigos