A produção do conhecimento e a ação pedagógica

Autores

  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Erno Taglieber Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

atividade mental, construção do conhecimento, métodos ativos

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ademir José Rosso, é professor de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernando Becker é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia Escolar pela USP.

José Erno Taglieber, Universidade do Vale do Itajaí

José Erno Taglieber é professor da Universidade do Vale do Itajaí. Doutor em Educação em Ensino de Ciências pela Universidade de Iowa, USA.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-20

Como Citar

Rosso, A. J., Becker, F., & Taglieber, J. E. (2017). A produção do conhecimento e a ação pedagógica. Educação & Realidade, 23(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71333

Edição

Seção

Artigos