Experiência Formativa, Educação e os Desafios para a Construção de um Novo Ethos

Autores

  • Divino da Silva UNESP

Palavras-chave:

Educação. Ética. Experiência Formativa. Tato Pedagógico.

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é pensar a relação entre a noção de experiência como acontecimento e seus vínculos com a educação enquanto lugar para a construção de um novo ethos. Para que a compreensão dos vínculos íntimos entre experiência e educação se expresse, reivindica-se nessa relação uma nova maneira de narrar, portanto, uma nova linguagem, na qual é restituído o valor da palavra como lugar da experiência humana. Por essa razão, privilegiam-se nesse jogo a conversação, o diálogo, o tato pedagógico e a capacidade de julgar e interpretar como aspectos importantes para uma prática pedagógica identificada com a imaginação poética e com o sentido de um saber-expressar, mais do que com o sentido de um saber-fazer científico, ainda que esses saberes não sejam considerados excludentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divino da Silva, UNESP

Divino José da Silva é doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) e professor de Filosofia da Educação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP/Presiden- te Prudente, SP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação nessa mesma instituição.

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

da Silva, D. (2008). Experiência Formativa, Educação e os Desafios para a Construção de um Novo Ethos. Educação & Realidade, 33(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7072

Edição

Seção

Artigos