Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação.

Autores

  • Maria Nogueira UFMG

Palavras-chave:

relação família-escola, parceria escola-família, envolvimento parental.

Resumo

O artigo aborda as tendências contemporâneas de intensificação das interações entre a família e a escola e a ampla visibilidade social desse fato. Examina os fatores que estão na origem de tal movimento, a saber: de um lado, as mudanças sofridas, na contemporaneidade, pela instituição familiar e, de outro, pelo sistema escolar. Ressalta ainda algumas características de que se reveste hoje a relação família-escola e chama a atenção para o risco de se tomar a idéia de “parceria”, entre essas duas instâncias de socialização, como uma evidência inquestionável. Para tanto, defende a necessidade de se problematizar o fenômeno à luz de pressupostos sociológicos que apontam para as diferenças entre as famílias pertencentes a diferentes meios sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nogueira, UFMG

Professora de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação de Minas Gerais, UFMG

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Nogueira, M. (2008). Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6850

Edição

Seção

Artigos