Educação e comunicação: uma abordagem histórico-filosófica.

Autores

  • Antônio Zuin UFSCar

Palavras-chave:

técnica, comunicação, fetiche, indústria cultural, Theodor W. Adorno.

Resumo

O objetivo deste artigo é argumentar que a história do processo educacional/formativo é marcada pelo desenvolvimento das mediações técnicas que permitiram a sua comunicação e difusão. De acordo com esta análise, observa-se a presença dos sentimentos de euforia ou de ressentimento em relação a tais mediações – fato este que reforça a caracterização da técnica como fetiche. É justamente a recuperação histórico-filosófica deste processo que possibilita compreender a técnica como produto do trabalho humano e que, desta forma, pode e deve ser empregada para construção do processo educacional/formativo.

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Biografia do Autor

Antônio Zuin, UFSCar

Professor do Departamento de Educação da UFSCar, Assessor FAPESP, Pesquisador CNPq 1D e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa: "Teoria Crítica e Educação" - UFSCar

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Publicado

2008-05-30

Como Citar

Zuin, A. (2008). Educação e comunicação: uma abordagem histórico-filosófica. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6844

Edição

Seção

Artigos