Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid

Autores

  • Andréa Rosana Fetzner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Interculturalidade, Práticas Didáticas, Pibid

Resumo

O estudo analisa a interculturalidade e suas possíveis contribuições para as práticas didáticas na escola de ensino fundamental no Brasil. O objetivo do trabalho foi identificar, nas práticas descritas nos relatórios do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, fazeres didáticos que demonstrassem determinado compromisso com situações de aprendizagem baseadas no diálogo, na polifonia e no ineditismo das compreensões sobre os temas em estudo. A conclusão do estudo traz algumas possibilidades, compreendidas como interculturais, para as práticas didáticas na escola.

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Biografia do Autor

Andréa Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro/RJ

Andréa Rosana Fetzner é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado (PPGEDU) e professora do Departamento de Didática, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Educação e graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Fetzner, A. R. (2018). Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/65537

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva