Avaliação Institucional em Polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Autores

  • Alexciano de Sousa Martins Instituto Federal do Ceará (IFCE), Tauá/CE – Brasil
  • Valdriano Ferreira do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE – Brasil
  • Fabiana Martins de Sousa Secretaria da Educação do estado do Ceará (SEDUC), Fortaleza/CE – Brasil

Palavras-chave:

Avaliação Institucional. Ensino Superior. Educação a Distância.

Resumo

O estudo quis conhecer a avaliação institucional em polos de educação a distância, do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), analisando os polos do estado do Ceará. O sistema UAB do Ministério da Educação do Brasil possibilita a oferta de cursos de nível superior conveniados com universidades públicas. O Ceará conta com polos UAB desde 2006, que formam professores e outros profissionais, inclusive em regiões desprovidas de ensino superior público. Objetivou-se discutir a importância da avaliação institucional nos polos do programa Universidade Aberta do Brasil por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo. Evidenciou-se que a avaliação institucional nos polos é ínfima e desalinhada com a legislação em vigor e, em razão disso, foram elencadas sugestões de como desenvolver a prática avaliativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexciano de Sousa Martins, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Tauá/CE – Brasil

Mestrando em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Licenciatura Ciências com habilitação em Matemática e Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialização em Telemática na Educação pela Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é servidor público federal, no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais do campus Tauá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e coordenador de polo de educação à distância de Tauá.

Valdriano Ferreira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE – Brasil

Mestre e doutorando em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor efetivo na UECE.

Fabiana Martins de Sousa, Secretaria da Educação do estado do Ceará (SEDUC), Fortaleza/CE – Brasil

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especializada em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Atualmente é professora do Governo do Estado do Ceará.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Martins, A. de S., Nascimento, V. F. do, & Sousa, F. M. de. (2017). Avaliação Institucional em Polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/63857

Edição

Seção

Artigos