O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand

Autores

  • Alberto Filipe Araújo Universidade do Minho (UM), Braga – Portugal
  • Fernando José Azevedo Universidade do Minho (UM), Braga – Portugal

Palavras-chave:

Mitanálise. Imaginário Educacional. Hermenêutica Educacional. Ideologema.

Resumo

Este artigo parte da obra de Gilbert Durand e opta preferencialmente pela noção heurística da mitanálise, ainda que num sentido mais lato, em detrimento da noção de mitocrítica mais vocacionada para a crítica literária e poética. O ponto de vista defendido é que a bacia semântica na qual a mitanálise, concebida para con-textos mais ideologizados, opera é a do imaginário educacional com o seu conceito de ideologema. É, portanto, neste pano de fundo que se desenrolará a discussão, na nossa última parte, do interesse e da respectiva importância da mitanálise no quadro de uma hermenêutica educacional que, por sua vez, não deixará de ter implicações numa Filosofia da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Filipe Araújo, Universidade do Minho (UM), Braga – Portugal

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do mesmo instituto. Os seus domínios de interesse científico são os seguintes: filosofia da educação, estudos do imaginário e
história das ideias educativas. Nos últimos anos tem trabalhado especialmente sobre a relação da metáfora, do símbolo, do mito, da imaginação e do imaginário com a educação.

Fernando José Azevedo, Universidade do Minho (UM), Braga – Portugal

Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil, Didática e Formação de Leitores. Tem larga experiência de supervisão de pesquisas de doutoramento em Literatura para a Infância. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), sendo o responsável pela linha de pesquisa Produções Culturais para as Crianças.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Araújo, A. F., & Azevedo, F. J. (2017). O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/63498

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação