Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual

Autores

  • Artur Bruno Fonseca de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE
  • Ana Ignez Belém Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE

Palavras-chave:

Criatividade. Prática Docente. Processos de Subjetivação.

Resumo

O artigo aborda a criatividade no exercício da docência. Busca-se contribuir com reflexões que embasem práticas inovadoras na escola. O estudo é ancorado na Psicologia Histórico-Cultural, que compreende o ser humano como capacitado para ressignificar sentidos. Abordar a constituição do homem como ser criativo e criador traz opções num tempo em que o docente reproduz processos de alienação. O contexto e as relações vividas são primordiais para o desencadeamento do processo criativo. Tanto as relações interpessoais como o trabalho são marcados por competitividade, individualismo, flexibilidade e rapidez. Tal circunstância tolhe o potencial criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Bruno Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE

Artur Bruno Fonseca de Oliveira é graduado em Psicologia; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Membro do Laborário de Estudos da Subjetividade e da Saúde Mental na Escola.

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE

Ana Ignez Belém Lima é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Ciencias de la Educación – Universidad de Santiago de Compostela/Espanha. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará da área de Psicologia da Educação. Coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE.

Publicado

2017-08-28

Como Citar

de Oliveira, A. B. F., & Lima, A. I. B. (2017). Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/62025

Edição

Seção

Artigos