Foucault e a Pesquisa Educacional Brasileira, Depois de Duas Décadas e Meia

Autores

  • Julio Groppa Aquino Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Michel Foucault. Pesquisa Educacional. Literatura Educacional. Estudos Foucaultianos.

Resumo

O presente artigo devota-se a oferecer um panorama extensivo da recepção das ideias de Michel Foucault na pesquisa educacional brasileira, por meio dos resultados de uma investigação sobre a produção acadêmica de matriz foucaultiana em 52 periódicos educacionais, entre 1990 a 2014. Consoante a uma estratégia de endereçamento à massa documental que fosse capaz de abdicar do ajuizamento dos usos das ideias do pensador, 401 artigos que sugeriam uma apropriação da teorização foucaultiana como modo de trabalho foram selecionados e, então, analisados em conjunto. Ao final do texto, são formulados alguns apontamentos acerca dos limites atuais e das possibilidades futuras dos estudos foucaultianos
na educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Groppa Aquino, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Aquino, J. G. (2017). Foucault e a Pesquisa Educacional Brasileira, Depois de Duas Décadas e Meia. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61605

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação