Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995)

Autores

  • Maria Telvira Conceição Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato/CE

Palavras-chave:

Livro Didático de História. África. Racialização.

Resumo

O artigo analisa como a visão sobre a África nos livros didáticos brasileiros de História, em particular os que compreendem esta produção na segunda metade do século XX, assumem uma dimensão racializante nos discursos alusivos aos povos africanos e afro-brasileiros. Constitui-se numa produção que realoca significados e visões constitutivas de um discurso mediado por pressupostos epistemológicos e por um viés pedagógico, ambos, ancorados em uma plataforma racializadora. Nesse sentido, tomando como base dados de um estudo de doutoramento, apresenta-se uma espécie de mapeamento dos elementos discursivos que compõem o teor racializante dessas abordagens, sobretudo no que tange ao conteúdo escrito e imagético, aspectos fundantes para a compreensão da dimensão dessa problemática no âmbito da escrita escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Telvira Conceição, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato/CE

Maria Telvira Conceição é doutora em História Social pelo Programa de História Social da PUC-SP e Sanduíche na Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. Atualmente é professora efetiva da URCA no Departamento de História na área de prática de ensino e do Mestrado Profissional em Ensino de História.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Conceição, M. T. (2016). Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995). Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61110

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais