O Trabalho do Intérprete de Libras na Escola: um estudo de caso

Autores

  • Keli Simões Xavier Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
  • Ivone Martins de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Palavras-chave:

Intérprete de Libras. Aluno Surdo. Libras.

Resumo

Este artigo analisa o trabalho do intérprete de Libras em uma sala de aula do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória, Espírito Santo, com proposta inclusiva. A partir da discussão realizada, alguns resultados podem ser destacados: em primeiro lugar, ressalta-se que, embora o intérprete de Libras não seja o professor do aluno, faz-se necessário que ele tenha um envolvimento com o trabalho educativo em sua atuação interpretativa; seu trabalho deve ser traçado colaborativamente com o professor regente; a formação para intérpretes que optam em atuar na área educacional deve tratar, além das questões da fluência da língua de sinais, de aspectos que dizem respeito à função da escola, bem como ao papel da mediação pedagógica no processo de apropriação de conhecimentos do aluno surdo. Finalmente, o estudo indica a necessidade de se ampliar a discussão sobre as especificidades do trabalho de interpretação no espaço educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keli Simões Xavier Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Keli Simões Xavier Silva é doutoranda em Educação, com Mestrado em Educação, Especialização em Infância e Educação Inclusiva, Professora assistente na Universidade Federal do Espírito Santo no Departamento de Educação e Ciências Humanas do campus CEUNES, Áreas de atuação profissional e de pesquisa abrangem as seguintes temáticas: Educação - Educação Inclusiva/Especial - Educação de Surdos - Educação Bilíngue para Surdos - Intérprete Educacional, Língua Brasileira de Sinais- Tradução e Intepretação de Libras.

Ivone Martins de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Ivone Martins de Oliveira é professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Silva, K. S. X., & Oliveira, I. M. de. (2016). O Trabalho do Intérprete de Libras na Escola: um estudo de caso. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61085

Edição

Seção

Educação de Surdos