Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras

Autores

  • Inês Ferreira de Souza Bragança Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
  • Juliana Godói de Miranda Perez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Formação Continuada. Tempo Integral. Narrativas.

Resumo

O presente artigo focaliza a escola como espaçotempo de formação docente. Inicialmente desenvolve uma reflexão teórica, a seguir, discute as políticas dirigidas ao tempo de formação no cotidiano das escolas e apresenta a narrativa de professoras que atuam em escolas de tempo integral em três Municípios do Rio de Janeiro. A abordagem teórico-metodológica se insere no âmbito da pesquisa narrativa (auto)biográfica tomada como caminho de investigação-formação. O desenvolvimento do trabalho indica que avançamos na garantia da formação docente como parte constitutiva do trabalho docente e as narrativas sinalizam os desafios que ainda se colocam na implementação dessas políticas.

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Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Inês Ferreira de Souza Bragança é pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Mestre em Educação, Especialista e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Docente e Coordenadora Adjunta do Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Faz parte da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (gestão 2014-2016), é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (UERJ) e pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora-Portugal.

Juliana Godói de Miranda Perez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Juliana Godói de Miranda Perez é pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professora da rede municipal de ensino de Itaboraí.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Bragança, I. F. de S., & Perez, J. G. de M. (2016). Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60612

Edição

Seção

Tempo de Escola