Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB
  • Dayana Ferreira Marques Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB
  • Adriege Matias Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB
  • Gilvania Lima Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB

Palavras-chave:

Nucleação de Escolas. Educação no Campo. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os motivos que levaram à nucleação de escolas localizadas na zona rural de municípios do brejo paraibano a partir dos pontos de vista dos envolvidos nessa ação. O aporte metodológico foi organizado tomando como base a abordagem qualitativa. Após realização da pesquisa, constatou-se que o argumento de que a nucleação das escolas contribui para a melhoria na organização do ensino não se confirmou. Destaca-se que o fechamento das escolas tem colaborado com a saída dos moradores do campo para a cidade, interferindo na formação da identidade e possibilitando o desenraizamento dos sujeitos campesinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB

Ana Cláudia da Silva Rodrigues é licenciada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Educação, Campus III, da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas. Atuando nas áreas de Políticas Públicas, Currículo, Avaliação e Educação do campo.

Dayana Ferreira Marques, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB

Dayana Ferreira Marques é licenciada em Pedagogia. Trabalha na Secretaria de Educação de Bananeiras-PB. Atua como pesquisadora do grupo Currículo e Práticas Educativas.

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB

Adriege Matias Rodrigues é graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Campus III, da Universidade Federal da Paraíba. Atua como pesquisadora do grupo Currículo e Práticas Educativas.

Gilvania Lima Dias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras/PB

Gilvania Lima Dias é graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Campus III, da Universidade Federal da Paraíba. Atua como pesquisadora do grupo Currículo e Práticas Educativas.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Rodrigues, A. C. da S., Marques, D. F., Rodrigues, A. M., & Dias, G. L. (2017). Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/57687

Edição

Seção

Artigos