Livro Didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica

Autores

  • Clodoaldo José Bueno Prado Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED), Curitiba/PR
  • Sonia Maria Marchiorato Carneiro Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Palavras-chave:

Educação Geográfica. Consciência Espacial-Cidadã. Linguagem Cartográfica. Livros Didáticos.

Resumo

O artigo objetiva socializar a pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) em relação à linguagem cartográfica. O estudo, qualitativo, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial cidadã. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania do educando; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; e a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clodoaldo José Bueno Prado, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED), Curitiba/PR

Clodoaldo José Bueno Prado é graduado em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2000); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014); Atualmente é Professor da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no estudo de livros didáticos, Geografia, linguagem cartográfica e Educação.

Sonia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Sonia Maria Marchiorato Carneiro é graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1977), com Mestrado em Educação (1986) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (1999), pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, atuando nas áreas de educação geográfica e educação ambiental.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Prado, C. J. . B., & Carneiro, S. M. M. (2017). Livro Didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56967

Edição

Seção

Artigos