Abstração Pseudoempírica: significado epistemológico e impacto metodológico

Autores

  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

Abstração Reflexionante. Abstração Pseudoempírica. Epistemologia. Metodologia de Pesquisa. Educação.

Resumo

Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizá-la, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Fernando Becker é doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). É Professor Titular de Psicologia da Educação do PPGEdu da UFRGS. Autor de Educação e construção do conhecimento, Epistemologia do professor: o cotidiano da escola, O caminho da aprendizagem em Piaget e Freire; da ação à operação, Epistemologia do professor de matemática; e, com Tania B. I. Marques, Ser professor é ser pesquisador, entre outros.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Becker, F. (2016). Abstração Pseudoempírica: significado epistemológico e impacto metodológico. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56521

Edição

Seção

Artigos