Jovens em Contextos Sociais Desfavoráveis e Sucesso Escolar no Ensino Médio
Palavras-chave:
Jovens. Ensino Médio. Sucesso Escolar. Trajetórias Escolares. Contextos Desfavoráveis.Resumo
Analisa-se o perfil dos jovens em contextos sociais desfavoráveis que chegaram com sucesso ao terceiro ano do ensino médio. Sucesso é aqui compreendido como a chegada do aluno ao 3º ano do ensino médio em idade apropriada, sem ter sido reprovado e/ou abandonado à escola durante sua trajetória. Investigam-se os determinantes sociológicos desse sucesso em contextos sociais desfavoráveis. Para tanto, utiliza-se microdados da edição 2011 do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Apesar de prognósticos teóricos e factuais contrários, constata-se que muitos indivíduos nas condições sociais mais desfavoráveis alcançam o sucesso escolar. Observa-se que o background familiar influencia, porém, não determina a realização escolar dos indivíduos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-30
Como Citar
Castro, V. G. de, & Tavares Júnior, F. (2015). Jovens em Contextos Sociais Desfavoráveis e Sucesso Escolar no Ensino Médio. Educação & Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56080
Edição
Seção
Ensino Médio e Juventudes