Jovens em Contextos Sociais Desfavoráveis e Sucesso Escolar no Ensino Médio

Autores

  • Vanessa Gomes de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG
  • Fernando Tavares Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG

Palavras-chave:

Jovens. Ensino Médio. Sucesso Escolar. Trajetórias Escolares. Contextos Desfavoráveis.

Resumo

Analisa-se o perfil dos jovens em contextos sociais desfavoráveis que chegaram com sucesso ao terceiro ano do ensino médio. Sucesso é aqui compreendido como a chegada do aluno ao 3º ano do ensino médio em idade apropriada, sem ter sido reprovado e/ou abandonado à escola durante sua trajetória. Investigam-se os determinantes sociológicos desse sucesso em contextos sociais desfavoráveis. Para tanto, utiliza-se microdados da edição 2011 do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Apesar de prognósticos teóricos e factuais contrários, constata-se que muitos indivíduos nas condições sociais mais desfavoráveis alcançam o sucesso escolar. Observa-se que o background familiar influencia, porém, não determina a realização escolar dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG

Vanessa Gomes de Castro é doutoranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF). Mestre em Ciências Sociais pelo mesmo programa. Especializada em Políticas Públicas e Gestão Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fernando Tavares Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG

Fernando Tavares Júnior é professor Adjunto e Chefe do Departamento de Ciências Sociais, membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em “Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública” do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED). Doutor em Sociologia (IUPERJ).

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Castro, V. G. de, & Tavares Júnior, F. (2015). Jovens em Contextos Sociais Desfavoráveis e Sucesso Escolar no Ensino Médio. Educação & Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56080

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes