A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade

Autores

  • Carlos Skliar UFRGS

Palavras-chave:

alteridade deficiente, significados da normalidade, surdos.

Resumo

Este texto pretende abordar a questão da alteridade deficiente em relação as múltiplas formas de invenção e de exclusão que produz a normalidade no mundo atual. Invenções que constroem exclusões culturais e lingüísticas, diferentes daquelas estratégias de separação, isolamento e reclusão que caracterizaram os séculos XVIII e XIX e boa parte do século XX. Analisa a utilização - perversa - de fronteiras de inclusão/exclusão por parte da normalidade, para administrar a alteridade deficiente. Sugere, finalmente, que existe uma alteridade surda independente e autônoma do reconhecimento e do respeito da normalidade ouvinte.

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Biografia do Autor

Carlos Skliar, UFRGS

É professor visitante da Faculdade de Educação da UFRGS e pertence ao Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos, NUPPES.

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Publicado

2015-05-06

Como Citar

Skliar, C. (2015). A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade. Educação & Realidade, 24(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373

Edição

Seção

Das Diferenças

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