Reuni e Expansão Universitária na UFMG de 2008 a 2012

Autores

  • Edileusa Esteves Lima Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Reuni. Expansão Universitária. Qualidade de Ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar em que nível de cumprimento as metas da UFMG apresentadas ao MEC, em 2008, para o Reuni, encontravam-se em 2012, assim como as mudanças que se produziram no contexto institucional como decorrência da expansão universitária induzida por esse Programa. Foram consultados documentos referentes ao Programa Reuni e analisados os dados institucionais divulgados pela UFMG em sua página na internet e em seu Relatório de Gestão 2011. Os resultados dessa pesquisa mostram que a UFMG cumpriu quase integralmente suas propostas de criação de novos cursos e expansão de vagas. Porém, intercorrências e agravamento de situações críticas surgiram e requerem atenção da gestão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edileusa Esteves Lima, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG

Edileusa Esteves Lima é graduada em Letras e especialista em Gestão de Instituições Federais de Ensino Superior pela UFMG, especialista em Revisão de Textos pela PUC Minas e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA.

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG

Lucília Regina de Souza Machado é graduada em Ciências Sociais e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pelo Institut de Recherches sur les Sociétés Contemporaines (Iresco) do CNRS, França.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Lima, E. E., & Machado, L. R. de S. (2016). Reuni e Expansão Universitária na UFMG de 2008 a 2012. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54765

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação