Pedagogia Histórico-Crítica e Formação de Docentes para a Escola do Campo

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA
  • Cláudio de Lira Santos Júnior Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA

Palavras-chave:

Educação. Pedagogia Histórico-Crítica. Programa Escola da Terra. Programa Escola Ativa.

Resumo

O presente texto trata de uma crítica ao Programa Escola Ativa, identifica contradições a partir da experiência da Universidade Federal da Bahia e apresenta elementos superadores através da proposta de um curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para professores de Classes Multisseriadas dentro do Programa Escola da Terra, que substitui o Programa Escola Ativa. Defendemos a formação dos professores das escolas do campo a partir de uma política contínua e desenvolvida sob a base teórica materialista, histórica e dialética, sintonizada com os interesses da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA

Celi Nelza Zulke Taffarel é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutora pela Universidade de Oldenburg. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Bahia e coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel/Faced/UFBA) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (Gepec/Faced/UFBA). Também coordena o Programa Escola da Terra na Universidade Federal da Bahia.

Cláudio de Lira Santos Júnior, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA

Cláudio de Lira Santos Júnior é doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia e coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel/Faced/UFBA).

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Taffarel, C. N. Z., & Santos Júnior, C. de L. (2016). Pedagogia Histórico-Crítica e Formação de Docentes para a Escola do Campo. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53917

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação