Ensino para a Ação Democrática

Autores

  • Joel Westheimer

Palavras-chave:

Democracia. Cidadania. Ensino Democrático. Justiça Social. Engajamento Cívico

Resumo

As políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Westheimer

É Diretor de Pesquisa em Sociologia da Educação na University of Ottawa, Canadá, e colunista de educação no programa Ottawa Morning da Rádio CBC. Seu livro mais recente é “What Kind of Citizen? Educating Our Children for the Common Good” (Teachers College Press, 2015).

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Westheimer, J. (2015). Ensino para a Ação Democrática. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53284

Edição

Seção

Didática na Educação Básica