A Sociologia Weberiana e sua Articulação com a Pesquisa em Políticas Educacionais

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Claudia Regina Baukat Silveira Moreira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Palavras-chave:

Política Educacional. Max Weber. Estado. Neoinstitucionalismo Histórico.

Resumo

Este artigo busca articular os principais elementos da chamada Sociologia Compreensiva de Max Weber com as potencialidades de pesquisa no campo das políticas educacionais. Discutindo questões importantes na sociologia weberiana, como o conceito de Estado, o artigo aproxima o debate das Ciências Sociais e da Ciência Política com os objetos de interesse das Políticas Educacionais, com vistas a evidenciar que, para este campo, as ferramentas conceituais edificadas por Weber podem revelar-se pertinentes para a análise de temas e problemas que escapam a esquemas explicativos rígidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Ângelo Ricardo de Souza é Professor e pesquisador do Núcleo de Políticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação (PUC-SP).

Claudia Regina Baukat Silveira Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Claudia Regina Baukat Silveira Moreira é Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFPR e professora da Universidade Positivo (PR).

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Souza, Ângelo R. de, & Moreira, C. R. B. S. (2016). A Sociologia Weberiana e sua Articulação com a Pesquisa em Políticas Educacionais. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53059

Edição

Seção

Artigos