A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química

Autores

  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Daniela Martins Buccini Pena Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Mariana Luiza de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Naira Helena Simões do Carmo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Formação de Professores. Avaliação Compartilhada. Tendências do Ensino.

Resumo

As tendências contemporâneas de ensino vêm sendo consideradas essenciais para a produção de aprendizagens significativas. Considerando a importância do uso dessas tendências na construção de significados, o presente trabalho envolveu a inserção de professores em formação na docência e a avaliação compartilhada da prática docente, aproximando os saberes teóricos e práticos. Percebemos que esses professores desenvolveram aulas nas quais houve grande interação com os estudantes, abrindo espaço para a participação, mas tiveram dificuldades com o estabelecimento de um discurso dialógico. Na reflexão sobre a ação, percebemos evolução das concepções sobre o papel do professor e dos estudantes na dinâmica da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Ana Luiza de Quadros é mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI. Doutora em Educação pela UFMG. Professora de Ensino de Química no Departamento de Química - ICEx - UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG.

Daniela Martins Buccini Pena, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Daniela Martins Buccini Pena é Licenciada em Química pela UFMG em 2012. Atuou como professora do Ensino Médio e Técnico. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Mariana Luiza de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Mariana Luiza de Freitas é Licencianda em Química pela UFMG. Atua como bolsista de Iniciação Científica, em projeto vinculado à instituição em que estuda.

Naira Helena Simões do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Naira Helena Simões do Carmo é Técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007) e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de desenvolvimento do presente trabalho.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Quadros, A. L. de, Pena, D. M. B., Freitas, M. L. de, & Carmo, N. H. S. do. (2016). A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51752

Edição

Seção

Artigos