Formação Docente para a Educação Pré-Escolar na Época da Ditadura Militar

Autores

  • Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Palavras-chave:

Formação de Professores. Revista Criança. Educação Pré-Escolar.

Resumo

Este artigo reflete sobre a formação docente para a Educação Pré-Escolar, no período da Ditadura Militar. Pesquisei a Revista Criança, publicação oficial do Ministério da Educação, primeiro periódico nacional para a área. A pesquisa bibliográfica e documental ocorreu de 2003 a 2006, durante meu doutoramento, em legislações, documentos, e na própria Revista, publicada nos anos de 1982 a 1985, e entrevistas com técnicos. São 14 revistas que serviram de veículo da política de formação desse período, apoiada na teoria do capital humano que no campo educacional se expressa por meio de uma pedagogia tecnicista. A Revista não questiona o preconceito contra os pobres, nem o autoritarismo e antecipa a escolarização das crianças da Educação Pré-Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA, mestre pela Università Italiana degli Studi di Torino/Itália e doutora pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É Professora Associada 4 da UFPA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – IPÊ do Instituto de Ciências da Educação - ICED/UFPA. É Diretora da Faculdade de Educação/ICED/UFPA/Belém. Integra o Fórum de Educação Infantil do Pará- FEIPA e o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Tancredi Carvalho, A. M. O. (2015). Formação Docente para a Educação Pré-Escolar na Época da Ditadura Militar. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51546

Edição

Seção

Educação Infantil