Pedagogia como Gesto Poético de Linguagem

Autores

  • Sandra Regina Simonis Richter Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul/RS
  • Simone Berle Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Infância. Experiência da Linguagem. Imaginação. Poético.

Resumo

O ensaio aborda a relação entre experiência de linguagem e imaginação poética a partir das reflexões de Agamben, Merleau-Ponty e Bachelard como estratégia para tensionar o problema da descontinuidade temporal que tece a alteridade linguageira dos encontros entre crianças pequenas e adultos. Reivindica a compreensão pedagógica de que é interagindo poeticamente com o mundo, desencadeando tempos de presença e assumindo tentativas de plasmar sentidos singulares no coletivo, e não dele distanciando-se analiticamente, que podemos perseguir a linguagem como gesto desvinculado de qualquer instrumentalidade. A questão pedagógica que emerge não é a da liberdade enraizada no individuo, mas a do viver juntos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul/RS

Sandra Regina Simonis Richter é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora e pesquisadora do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Educação (LinCE).

Simone Berle, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Simone Berle é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com bolsa CAPES PROEX. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Licenciada em Pedagogia – habilitação em Educação Infantil, pela mesma universidade. Membro dos Grupos de Pesquisas Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI) e LinCE – Linguagem, Cultura e Educação (LinCE).

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Richter, S. R. S., & Berle, S. (2015). Pedagogia como Gesto Poético de Linguagem. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51542

Edição

Seção

Educação Infantil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)