Ainda Não Sei Ler e Escrever: alunos indígenas e o suposto fracasso escolar

Autores

  • Ilma Regina Castro Saramago de Souza Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Leitura e Escrita. Fracasso Escolar.

Resumo

O processo de leitura e escrita de alunos indígenas deve ser problematizado em relação ao fracasso escolar, cuja terminologia é aplicada aos alunos que não alcançam as expectativas estabelecidas pelo sistema de ensino, cujo parâmetro é pautado na educação para o não indígena. Este estudo objetiva discutir o suposto fracasso escolar, no campo da leitura e da escrita, de alunos indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, em Dourados/MS. Fundamenta-se na perspectiva sociopolítica dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, adotando o caminho investigativo da etnografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Regina Castro Saramago de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Ilma Regina Castro Saramago de Souza é graduada em Pedagogia e em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados e Doutoranda em Educação pela mesma Instituição. Atualmente é professora formadora do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Suas pesquisas estão voltadas para a Educação Escolar Indígena, leitura, escrita e fracasso escolar de alunos indígenas.

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Marilda Moraes Garcia Bruno é graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial (Ensino do deficiente Visual) pela Universidade de São Paulo USP (1986), Graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (1975), Mestrado no Programa de Mestrado Em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (1999) e doutorado em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Docente do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de Educação. Pesquisadora da Linha Educação e Diversidade.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Souza, I. R. C. S. de, & Bruno, M. M. G. (2016). Ainda Não Sei Ler e Escrever: alunos indígenas e o suposto fracasso escolar. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51362

Edição

Seção

Artigos