Reflexões sobre as Ações da Sociedade Civil na Construção do PNE 2014/2024

Autores

  • Idevaldo da Silva Bodião Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Palavras-chave:

Política Educacional. Plano Nacional de Educação. Participação Social.

Resumo

Apoiando-se em conceitos como democracia e participação social, este texto discute a incidência da sociedade civil na construção do PNE 2014/2024, a partir da atuação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Para tanto, descrevem-se aspectos da realização da CONAE/2010, apresentam-se elementos das tramitações do texto oficial no Congresso Nacional e relatam-se as ações da Campanha ao longo de cada uma dessas fases. Ao final destacam-se os limites das intervenções da sociedade civil, a fragilidade dos mecanismos de participação e a desproporção entre os esforços mobilizados e as alterações efetivadas, elementos que podem asfixiar os estímulos à futuras participações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idevaldo da Silva Bodião, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Idevaldo da Silva Bodião é professor-aposentado do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da UFC. Doutor em Didática, pela FEUSP e pós doutoramento em Políticas Educacionais, na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Ex-Secretário de Educação e Assistência Social de Fortaleza. Membro do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Bodião, I. da S. (2016). Reflexões sobre as Ações da Sociedade Civil na Construção do PNE 2014/2024. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51115

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação