o Fio e a Trama: as crianças nas malhas do poder

Autores

  • Maria Isabel Edelweiss Bujes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Palavras-chave:

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Subjetividades infantis. Michel Foucault. Qualidade. Cidadania. Racionalidade.

Resumo

O objeto do presente
trabalho é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Utilizando o
arsenal analítico legado por Michel Foucault, o texto considera a proposição de um
referencial curricular como uma prática disciplinar de normalização e de controle social
e analisa como as estratégias de poder/saber se articulam para a produção de
subjetividades infantis. A delimitação do âmbito de estudo leva ao exame de três temas:
as questões da qualidade, da cidadania e do desenvolvimento da racionalidade. Ao
destacar a relação entre currículo e o que Foucault denominou disciplina, identifica-se
a necessidade de tomar problemáticos os raciocínios que constituíram tais conceitos -
qualidade, cidadania e racionalidade - presentes nos discursos do RCNlInfantil.

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Publicado

2014-10-10

Como Citar

Bujes, M. I. E. (2014). o Fio e a Trama: as crianças nas malhas do poder. Educação & Realidade, 25(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/50778

Edição

Seção

Os Nomes da Infância

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