O Preconceito e as Diferenças na Literatura Infantil

Autores

  • Jully Fortunato Buendgens Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC
  • Diana Carvalho de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Educação. Literatura Infantil. Preconceito. Diferenças. Programa Nacional do Livro Didático.

Resumo

O presente artigo analisa como o preconceito e as diferenças são tratados na literatura infantil destinada ao ensino fundamental pelo Programa Nacional Livro Didático de 2013. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, analisou 14 obras que abordam as diferenças. A análise evidencia que as histórias apresentam sua trama na vida cotidiana, a principal esfera onde se origina o preconceito. As obras analisadas podem, em sua realização literária, contribuir para que o leitor crie outros sentidos às situações preconceituosas, tomando como referência as próprias experiências. Entretanto, é necessário discutir as diferenças pela sua dimensão histórica, considerando que elas são objetivadas nos processos desiguais da produção da vida.

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Biografia do Autor

Jully Fortunato Buendgens, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Jully Fortunato Buendgens é graduada em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville (2012) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), na Linha Educação e Infância.

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Diana Carvalho de Carvalho é doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSC.

 

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Buendgens, J. F., & Carvalho, D. C. de. (2016). O Preconceito e as Diferenças na Literatura Infantil. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/50721

Edição

Seção

Artigos