A Dimensão Estética na Aprendizagem: desocultando pontos cegos

Autores

  • Ana Beatriz Machado de Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia/GO

Palavras-chave:

Aprendizagem. Estética. Experiência. Psicopedagogia. Inclusão.

Resumo

O artigo versa sobre a dimensão estética na educação, em particular sobre o olhar sensível na aprendizagem. São apresentadas reflexões acerca do ofuscamento, da presença e do resgate desse olhar. Contextualiza-se a configuração da tecnoestética contemporânea, a partir de reflexões de Walter Benjamin; discute-se como ela afeta a percepção e o comportamento dos indivíduos e da coletividade. Comenta-se o impacto desse contexto no desafio de atender às necessidades educacionais de todos no atual cenário da educação inclusiva. Reflete-se, numa leitura psicopedagógica, sobre a importância do saber de experiência para a aprendizagem e sobre o papel do olhar sensível como fundamental mediador. É observado também o compromisso da sociedade com a formação das novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Machado de Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia/GO

Ana Beatriz Machado de Freitas é pedagoga, especialista em psicopedagogia, mestre em Psicologia e doutora em Educação (PUC Goiás).

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Freitas, A. B. M. de. (2016). A Dimensão Estética na Aprendizagem: desocultando pontos cegos. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/48223

Edição

Seção

Artigos