Pessoas com Deficiência e Escola: principais mudanças na experiência italiana

Autores

  • Giovanna Di Pasquale Universidade de Bologna – Itália
  • Marina Maselli Universidade de Bologna – Itália

Palavras-chave:

Educação Especial. Deficiência. Inclusão Escolar. Política Educacional.

Resumo

O texto analisa a experiência italiana de inclusão escolar
das pessoas com deficiência, destacando os dispositivos normativos que estabeleceram a transição para um sistema que tem a inclusão como a diretriz fundamental para toda a educação nacional desde os anos de 1970. Na análise, mostra-se a complexidade de instituição de uma política que
contempla: a colaboração necessária entre os vários profissionais, a ligação família-escola, a construção de percursos personalizados integrados ao planejamento coletivo para a classe, a formação de professores, a orientação
escolar e profissional. Considera-se a educação como parte de um plano de vida da pessoa com deficiência e a construção de seus modos de
participar ativamente da vida social.

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Biografia do Autor

Giovanna Di Pasquale, Universidade de Bologna – Itália

é pedagoga, pesquisadora e professora na Universidade
de Bologna (Scuola di Psicologia e Scienze della Formazione), integrante
do Centro di Documentazione Handicap e Cooperativa Accaparlante
– Bologna, com experiência em pesquisa, assessoria e formação de
professores em diversas instâncias da gestão pública da Região Emilia-Romagna
(Itália).

Marina Maselli, Universidade de Bologna – Itália

é pedagoga, docente junto à Universidade de Bologna
(Scuola di Psicologia e Scienze della Formazione), com experiência em pesquisa,
assessoria e formação de professores em diversas instâncias da gestão
pública da Região Emilia-Romagna (Itália).

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Di Pasquale, G., & Maselli, M. (2014). Pessoas com Deficiência e Escola: principais mudanças na experiência italiana. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46313

Edição

Seção

Educação Especial

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