Novos Paradigmas da Didática e a Proposta Metodológica dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS

Autores

  • Monica Fantin UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Palavras-chave:

Episódios de Aprendizagem Situada. Ensino. Didática. Escola. Dispositivos Móveis.

Resumo

O texto discute alguns desafios da didática na educação contemporânea relacionando-os a novos paradigmas e aos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS, entendida como uma proposta metodológica para integrar os dispositivos móveis na didática. Fundamentado nas abordagens da neurodidática, do enativismo e da teoria da simplexidade, o texto apresenta aspectos da referida metodologia e dos processos de ensinar e aprender refletindo sobre a ideia de aprendizagem móvel e microaprendizagens. Tal perspectiva sugere um trabalho com conteúdos circunscritos e organizados em torno de atividades breves de produção, emolduradas por instruções prévias e reflexões posteriores que modificam o desenho da aula, do planejamento e da avaliação. Por fim, o artigo estabelece possíveis diálogos entre a metodologia EAS e outras abordagens da pesquisa didática e mídia-educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Fantin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

É doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, com estágio na Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, e líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cutura e Arte – NICA, UFSC/CNPq.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Fantin, M. (2015). Novos Paradigmas da Didática e a Proposta Metodológica dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46056

Edição

Seção

Didática na Educação Básica