A Educação Rural no Paraná: uma análise a partir de Guarapuava (1930-1960)

Autores

  • Denise Sikora Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava/PR
  • Angela Maria Hidalgo Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava/PR
  • Carlos Herold Junior Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR

Palavras-chave:

Educação Rural. Educação Popular. História da Educação. Jornais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar diferentes posicionamentos sobre a importância da educação rural a partir da cidade de Guarapuava, no período de 1930 a 1960. Tendo como base empírica jornais circulantes na cidade, também utilizamos outros documentos para pensar a questão em um prisma que parte do âmbito nacional, passa pelo estadual, para chegar ao municipal. Como resultado desse trajeto analítico, pudemos ver que a educação rural em Guarapuava manifesta sua importância alternando defesas sobre o valor da educação e denúncias das mazelas no atendimento dessa modalidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Sikora, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava/PR

Denise Sikora é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-Unicentro. Possui Especialização em Educação do Campo (2011) e Especialização em Docência do Ensino Superior (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004).

Angela Maria Hidalgo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava/PR

Angela Maria Hidalgo é doutora em Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), é Professora Associada da UNICENTRO-Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde colaborou na criação e coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação e lidera o grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação.

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR

Carlos Herold Junior possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Educação concluído na Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em educação obtido na Universidade Federal do Paraná (2006) com período sanduíche na Universidade de Estrasburgo. Desde julho de 2013 atua no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Sikora, D., Hidalgo, A. M., & Herold Junior, C. (2015). A Educação Rural no Paraná: uma análise a partir de Guarapuava (1930-1960). Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45804

Edição

Seção

Artigos