Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade

Autores

  • Néli Suzana Britto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC
  • Thais Gabriella Reinert da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Educação do Campo. Área Ciências da Natureza. Investigação Temática. Alternância Pedagógica. Formação Docente.

Resumo

Teceremos neste artigo reflexões sobre o processo de consolidação dos princípios e diretrizes para a Educação do Campo no currículo do curso de formação docente como balizadores para a ação educativa nas escolas do campo. Discutiremos sobre os princípios da Alternância Pedagógica e Formação por Área para a concretização de uma perspectiva educacional emancipatória articulada pelos elementos: ensino de Ciências, interdisciplinaridade e estudo da realidade em percursos formativos que tenham por aporte teórico os diálogos Freireanos. Focaremos alguns elementos da prática que vem sendo consolidada na Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade
Federal de Santa Catarina. 

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Biografia do Autor

Néli Suzana Britto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

É docente na Universidade Federal de Santa Catarina no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Área Ciências da Natureza e Coordenadora do Subprojeto Área de Ciências da Natureza e Matemática no PIBID Diversidade. Pesquisadora CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia e GEPECISC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências SC.

Thais Gabriella Reinert da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

É mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e docente na área de Ciências e Biologia. Participante CASULO – Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia.

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Britto, N. S., & Silva, T. G. R. da. (2015). Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45797

Edição

Seção

Educação do Campo