Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente

Autores

  • Natacha Eugênia Janata Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC
  • Edson Marcos de Anhaia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Educação do Campo. Escolas Multisseriadas. Neoliberalismo. Organismos Internacionais.

Resumo

O artigo trata da formação de professores que atuam nas escolas/classes multisseriadas do campo, tendo como base os princípios da Educação do Campo, em contraposição ao pacote educacional denominado como Programa Escola Ativa, implementado no Brasil em 1997. Inicia abordando o contexto dos anos 1990, com as políticas neoliberais que atingem a educação no país e da qual decorrem, entre outros, o Fechamento das escolas/classes multisseriadas no campo. Aborda o Programa Escola Ativa e sua vinculação às políticas neoliberais no país, discorrendo sobre os princípios da Educação do Campo, finalizando com indicativos para a formação de professores de escolas/classes multisseriadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natacha Eugênia Janata, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

É doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, docente do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Foi professora formadora do Programa Escola Ativa em Santa Catarina no período de 2011 a 2013.

Edson Marcos de Anhaia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Educação pela mesma instituição. Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina e docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo-UFSC. 

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Janata, N. E., & Anhaia, E. M. de. (2015). Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45783

Edição

Seção

Educação do Campo