Imagens de uma Nova Economia Identitária dos Corpos Grávidos

Autores

  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí/RS
  • Denise Raquel Rohr Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí/RS

Palavras-chave:

Imagens. Práticas Corporais e Esportivas. Corpo Grávido.

Resumo

A ideia orientadora deste artigo é a de que as imagens criam representações relativas às feminilidades, introduzindo uma nova economia identitária dos corpos grávidos. Investigamos a produção discursiva das identidades maternas divulgadas na revista brasileira Pais e Filhos. Como ferramenta teórico-metodológica, fizemos uso dos conceitos de análise de discurso de Michel Foucault. Selecionamos as imagens, observando os movimentos históricos em circulação, que exprimem, mediante transformações do lugar das práticas corporais e esportivas, a intervenção nos corpos, afirmando posições identitárias – a da mãe esportiva, delicada, moderada, equilibrada, forte, firme, preparada, sensual, limpa, sem manchas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí/RS

É doutora em Educação pela UFRGS; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências Mestrado e Doutorado; membro do Grupo de Pesquisas e Estudos de Gênero (GEERGE) e do Grupo de Pesquisa Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura (UNIJUÍ).

Denise Raquel Rohr, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí/RS

É mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; professora de Educação Física - Anos Finais - da rede pública municipal de Ijuí-RS.

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Schwengber, M. S. V., & Rohr, D. R. (2015). Imagens de uma Nova Economia Identitária dos Corpos Grávidos. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/44756

Edição

Seção

Artigos