A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas Contemporâneas

Autores

  • Iole Maria Faviero Trindade Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS
  • Darlize Teixeira de Mello Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS
  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Palavras-chave:

Métodos Tradicionais de Alfabetização. Propostas Contemporâneas de Alfabetização. Estudos Culturais em Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Provinha Brasil.

Resumo

Este trabalho contextualiza a trajetória dos discursos na área da alfabetização, por meio do exame de seus primeiros Métodos com soletração e sem soletração, de ordens discursivas, como a analítica e a sintética, e de propostas de alfabetização veiculadas por políticas públicas, como a do Programa Nacional do Livro Didático e a Provinha Brasil, no que concerne à implementação e avaliação da alfabetização, a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos nas escolas brasileiras, desde o ano de 2006. Tal contextualização objetiva localizar a atualização dos primeiros métodos de ensino da leitura e da escrita e suas ordens discursivas em propostas de alfabetização contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iole Maria Faviero Trindade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

É pedagoga, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora aposentada da área de Linguagem e Educação do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da FACED/UFRGS, com estudos na área da alfabetização.

Darlize Teixeira de Mello, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS

É pedagoga, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - Curso de Pedagogia/Canoas, e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da FACED/UFRGS, com estudos na área da alfabetização.

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

É pedagoga, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização da FAED/UFGD e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da FACED/UFRGS, com estudos na área da alfabetização.

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Trindade, I. M. F., Mello, D. T. de, & Silva, T. da. (2015). A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas Contemporâneas. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41516

Edição

Seção

Artigos