O Discurso da Qualidade da Educação e o Governo da Conduta Docente

Autores

  • Dulce Mari Silva Voss Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS – Brasil
  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS – Brasil

Palavras-chave:

Política Educacional. Qualidade da Educação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Plano de Ações Articuladas (PAR). Autorresponsabilização Docente.

Resumo

O estudo analisa os efeitos de autorresponsabilização na conduta
docente do discurso da qualidade da educação alicerçado na elevação do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com a política Compromisso
Todos pela Educação, gestada através do Plano de Ações Articuladas
(PAR), a partir de um conjunto de seis depoimentos de professoras que
participaram da construção da política no contexto de um município do interior
do Rio Grande do Sul, no período de 2008-2011. Utiliza os estudos de
Michel Foucault sobre discurso e governamentalidade e, secundariamente,
a noção de hegemonia a partir da obra de Ernesto Laclau para analisar os
depoimentos. Conclui que o discurso da qualidade da educação via elevação
do IDEB intensifica a vigilância sobre o trabalho das docentes.

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Biografia do Autor

Dulce Mari Silva Voss, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS – Brasil

é doutora em Educação. Integrante do Grupo de
Pesquisa Estudos em Educação, Histórias e Narrativas e na Linha de Pesquisa
Políticas Educacionais e Reformas na Educação Básica, cadastrada
no CNPQ. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Campus
Bagé, atuante na área da Educação nos Cursos de Licenciaturas.

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS – Brasil

é doutora em Educação e Professora Associada
da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Programa de Pós-Graduação
em Educação dessa Instituição na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização
e Trabalho Docente. Desenvolve pesquisas e estudos que relacionam
os temas das políticas curriculares e das reformas educacionais e
seus efeitos no campo da formação de professores e do trabalho docente.

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Silva Voss, D. M., & Alves Garcia, M. M. (2014). O Discurso da Qualidade da Educação e o Governo da Conduta Docente. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41512

Edição

Seção

Qualidade na Educação Básica

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