Acessibilidade / Reportar erro

Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola

Scientific-academic field and sociology as a subject-matter in schools

Resumos

O artigo focaliza a produção de conhecimento acadêmico a respeito de ensino de Ciências Sociais para entender a Sociologia na escola. A base empírica é composta por dissertações e teses aprovadas entre 1998 e 2008. Os objetivos são interpretar relações entre áreas do conhecimento acadêmico na universidade - Sociologia e Educação - entendidas como campos e identificar evidências que delimitam esses campos, por meio de categorias relevantes nos estudos, aspectos epistemológicos e de institucionalização, os quais revelem habitus na relação com o meio escolar.

Universidade; Escolarização; Ensino de Sociologia; Sociologia da Educação


The article focuses on the production of academic knowledge concerning the Social Sciences teaching to better comprehend Sociology in school. The empiric base is composed of theses and dissertations approved between 1998 and 2008. The work aims at interpreting the relations between academic areas of knowledge in the university - Sociology and Education - understood as fields and identify which delimit these fields, through significant categories in the studies, epistemological and institutionalization aspects, which reveal a habitus in the relation with the school environment.

University; Schooling; Sociology Teaching; Sociology of Education


  • ALVES, Ana P. Gonçalves. Objetivação Participante: um estudo sobre a identidade profissional dos sociólogos da cidade do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
  • BERNSTEIN, Basil. A Pedagogização do Conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 75-110, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a06n120.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2010.
  • BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico Lisboa: Difel, 1989.
  • GUELFI, Wanirley. A Sociologia Como Disciplina Escolar no Ensino Secundário Brasileiro: 1925-1942. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.
  • MATIAS FILHO, Manoel. Onde Estão Nossas Cabeças? Os cientistas sociais: formação acadêmica e o exercício profissional. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
  • MEUCCI, Simone. A Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
  • PAVEI, Katiuci. Reflexões Sobre o Ensino e a Formação de Professores de Sociologia 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
  • RÊSES, Erlando da Silva. E Com a Palavra: Os Alunos? Estudo das representações sociais dos alunos da Rede Pública do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
  • RODRIGUES, Shirlei Daudt. Cidadania e Espaço Público a Partir da Escola: resgate, recriação ou abandono? 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
  • SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia do Ensino Médio: o que pensam os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
  • SARANDY, Flávio M. S. A Sociologia Volta à Escola: um estudo dos manuais de sociologia para o ensino médio no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
  • SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Das Fronteiras Entre Ciência e Educação Escolar: as configurações do ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Estado do Paraná (1970-2002). 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
  • SOUZA, Shelley Muniz Azambuja Neves. A Defesa da Disciplina Sociologia nas Políticas para o Ensino Médio de 1996 a 2007 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2014

Histórico

  • Aceito
    08 Jul 2013
  • Recebido
    06 Mar 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br