Para Além da Justa Medida: Arendt, a ética, o desejo e a educação

Autores

  • Marcia Regina Fogaça FIT- Faculdade de Itapecerica da Serra LEPSI IP/FE-USP

Palavras-chave:

Moral. Ética. Desejo. Exemplo. Educação.

Resumo

Este artigo busca extrair, de uma leitura psicanalítica, algumas implicações para a educação de ideias de Hannah Arendt, através do estabelecimento de um diálogo entre a proposição lacaniana de uma ética do desejo e reflexões arendtianas acerca de uma moral da verdade e do pensamento. Para tanto, são identificados pontos de contato, disjunção e ressonâncias entre as articulações arendtianas e a proposta psicanalítica, assim como são tecidas algumas considerações sobre o exemplo, colocado por Arendt como alternativa ao mandamento moral enquanto direcionamento ao bem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Fogaça, FIT- Faculdade de Itapecerica da Serra LEPSI IP/FE-USP

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) na linha de pesquisa Psicologia e Educação. Membro/pesquisadora associada do LEPSI IP/FE-USP (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância). Membro da equipe da " Estilos da Clínica - Revista sobre a infância com problemas - IP-FE/USP. Membro da Comissão Editorial da "Revista Ciências na Serra" FIT-Faculdade de Itapecerica da Serra. Membro do corpo docente FIT-Faculdade de Itapecerica da Serra Coordenadora do Curso de Pós-graduação (especialização) em Gestão Educacional da FIT-Faculdade de Itapecerica da Serra.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Fogaça, M. R. (2013). Para Além da Justa Medida: Arendt, a ética, o desejo e a educação. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34845

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade