O Clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênua

Autores

  • Flávio Henrique Albert Brayner Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE – Brasil

Palavras-chave:

Linguagem. Derrota do Pensamento. Estranhamento do Mundo. Consciência Ingênua.

Resumo

Em que sentido o clichê, a frase feita e repisada, o jargão – que já há algum tempo invadiram o vocabulário pedagógico – podem representar uma estratégia de refamiliarização com um mundo tornado estranho,
em que nossos conceitos deixaram de ser adequados, e passaram a indicar um perigo para o pensamento? Partindo de uma imagem de Camus (Sísifo) e passando pelo exame de Arendt sobre o caso Eichmann, em que o clichê é associado a uma derrota do pensamento, o artigo propõe uma tarefa insólita: um retorno a uma consciência ingênua, não como relação beata e desarmada diante do mundo, e sim como produção de um novo dicionário capaz de vivificar, linguisticamente, a atitude ad-miração diante das coisas.

 

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Biografia do Autor

Flávio Henrique Albert Brayner, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE – Brasil

é professor titular da Universidade Federal
de Pernambuco, tem doutorado e pós-doutorado pela Université René
Descartes-Paris V (Sorbonne), foi Maître de Conférence da Université de
Montpellier III e é Coordenador do GT 06 (Educação Popular da ANPEd)

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Brayner, F. H. A. (2014). O Clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênua. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/33696

Edição

Seção

Artigos